Lançamento – A obra “Anotações à Lei do Inquilinato”

Artigo publicado no Boletim do 3º RTD (nº 159) (p. 651)
Data: Junho/2000
Autor: Waldir de Arruda Miranda Carneiro

Versão impressa:

(2000-06-01)_LancamentoAnotacoesaLeidoInquilinato_(RTD)0001

(2000-06-01)_LancamentoAnotacoesaLeidoInquilinato_(RTD)0002_Final

Versão em texto:

A OBRA

Anotações à Lei do Inquilinato é um desses raros trabalhos que reúnem o conhecimento teórico e prático de quem possui larga experiência na matéria sobre a qual escreve.

O trabalho, com 896 páginas e capa dura, encontra-se organizado sob forma de notas de rodapé à Lei 8.245/91 (ao todo são 2.138 notas), nas quais o autor, em seus comentários, fornece preciosos subsídios doutrinários, jurisprudenciais e normativos ao leitor.

A par das notas, cada artigo é acompanhado de indicação relativa a direito anterior, livros, artigos e outras fontes, citadas ou consultadas. Para facilitar a utilização da obra foram elaborados dois índices, um sistemático, apresentado nas primeiras páginas, e outro, alfabético-remissivo, encartado ao final, índice este que faz referência tanto às matérias dos textos legais como àquelas constantes das notas, o que agiliza, em muito, a consulta por assunto.

Restaram reproduzidas, em apêndice, outras normas atinentes à matéria, em abrangente e útil coletânea que inclui excertos dos Códigos Civil e de Processo Civil brasileiros.

Enfim, como bem ressaltou o ilustre prefaciador deste trabalho, João Nascimento Franco, “todos quantos lidam com as complicações locativas têm agora uma preciosa fonte de consulta que a rigor dispensa qualquer outra pesquisa, visto que contém, habilmente concatenados, todos os informes para o estudo das questões reguladas pela Lei 8.245, de 1991“.

 O AUTOR

O autor deste trabalho, Waldir de Arruda Miranda Carneiro, é conhecido especialista em Locação Predial Urbana, tendo publicado inúmeros artigos em jornais e revistas técnicas, bem como diversas obras sobre a matéria.

Advogado em São Paulo, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, vindo a pós-graduar-se em direito processual civil (lato sensu) na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde atuou como assistente na matéria “Aspectos atuais na locação predial urbana(curso de especialização).

Na atualidade, dirige, juntamente com Darcy de Arruda Miranda, o escritório Arruda Miranda Advogados em São Paulo.

 Para mais informações, visite o site de lançamento: www.arrudamiranda.com.br.

 

118 total views, 1 views today

Esta entrada foi publicada em Publicações, Artigos, Revisional, Livros, Anotações à Lei do Inquilinato, Waldir de Arruda Miranda Carneiro, Renovatória, Consignatória, Despejo, Aluguel, Cláusulas contratuais e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta